Cerveja

garrafa de cerveja

A cerveja é a terceira bebida mais consumida no mundo, perdendo preferência apenas para a água e o chá. Sua produção é através do processo de fermentação da cevada, trigo, arroz ou milho e a maioria delas também tem na sua composição o lúpulo (um tipo de liana europeia), que age como conservante e dá a ela um sabor característico, levemente amargado. Em alguns casos, frutas ou ervas também são utilizadas para criar variações no paladar.

O álcool e o gás da cerveja são resultado da fermentação, mas um fato curioso é que o gás carbônico que ali estava é perdido durante a filtração. No final do processo, então, é adicionado novamente o gás-carbônico, mas desta vez, de maneira induzida.

Acredita-se que esta seja a primeira bebida alcoólica inventada pelo homem, em meados de 9500 antes de Cristo. Alguns dos mais antigos registros de escrita do homem se referem à produção e distribuição da cerveja: O código de Hamurabi, por exemplo, citava leis que a regulamentavam juntamente com os locais apropriados para a consumação.

Naquela época, a maioria das cervejas era do tipo que hoje é conhecido como “ales”. Já as “lagers”, atualmente mais populares, foram descobertas por acidente em meados do século 16, quando era guardada em cavernas frias por um tempo considerável.

A indústria cervejeira é um negócio global, que envolve desde o cultivo dos cereais até sua fabricação e produção. O teor alcoólico dela costuma variar entre 4 e 6%, mas existem casos que vão de 0,5% até 20%. Já foram criadas variações com teor alcoólico superior, de 40%, mas este é um caso raro.

Normalmente, a cerveja é vendida em latas e garrafas, mas também pode estar disponível em copos avulsos nos bares e restaurantes, onde normalmente é consumida. Existem também os festivais de cerveja, como o Oktoberfest, que é realizado na cidade de Blumenau (SC), que atrai milhares de pessoas e movimenta a economia local.

Aqui você encontra todo o tipo de dica. Desde suas variações até como gelar sua cerveja em 3 minutos. Afinal, quem resiste a uma breja gelada com esse calor, não é mesmo?

 

Voltar para cervejeiromestre.com.br